• Descrição imagem 01
Histórico

A Jereissati Participações S.A. (“Companhia” ou “Grupo Jereissati”), é uma companhia aberta, registrada na CVM sob o n.º 00867-2 e com ações negociadas na BM&FBOVESPA, cujas principais receitas advêm de participações societárias no capital de outras sociedades e da prestação de serviços de assessoria e consultoria econômica, financeira e tributária.
 
O Grupo Jereissati, cujas origens remontam ao início do século no Estado do Ceará com atividades no comércio têxtil, diversificou seus interesses através da criação da Companhia Imobiliária Jereissati em 12 de março de 1946 e da compra da Metalúrgica La Fonte, em 19 de setembro de 1960. A partir de então, o Grupo Jereissati expandiu sua participação em outros setores da economia, sendo hoje um dos maiores grupos privados do país, com expressiva participação no setor de shopping centers e participação no setor de telecomunicações e Contact Center e Serviços.
 
Atualmente, a Jereissati Participações S.A.encontra-se localizada na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Angelina Maffei Vita, 200 - 9° andar. O prazo de duração da Jereissati Participações S.A. é indeterminado.
 
Eventos relevantes no desenvolvimento das atividades do Grupo Jereissati
 
Em 1960, as empresas do Grupo Jereissati adquiriram o controle acionário da Metalúrgica La Fonte S.A., tradicional fabricante de fechaduras e líder no setor de ferragens de alta qualidade, cujo negócio de fechaduras e ferragens foi vendido posteriormente no ano de 1995.
 
Em 1984, com a reestruturação societária da Metalúrgica La Fonte S.A foi constituída a La Fonte Fechaduras S.A., sob a forma de subsidiária integral, que iniciou suas atividades operacionais em novembro do mesmo ano ao assumir o acervo industrial e comercial da própria Metalúrgica La Fonte S.A.
 
Neste mesmo ano, a Metalúrgica La Fonte S.A. teve sua razão social alterada para La Fonte Indústria e Comércio S.A., transformando-se em empresa holding, transferindo suas atividades industriais e comerciais para sua controlada La Fonte Fechaduras S.A. Em assembleia realizada em 11 de dezembro de 1984, os acionistas de La Fonte Fechaduras S.A. autorizaram a abertura do capital social da Companhia, passando suas ações a serem negociadas nas bolsas de valores em 30 de abril de 1985, após processo de abertura de capital. Em 2 de abril de 1987, a La Fonte Fechaduras S.A. passou a denominar-se Jereissati Participações S.A.
 
Em 1996, a Jereissati Participações S.A. tomou a decisão de acrescer ao seu objeto social as atividades de exploração comercial e planejamento de shopping centers e empreendimentos de uso misto e a compra e venda de imóveis. O início desta atividade remonta aos fins de 1979, através de sua controlada Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. (“Iguatemi”), anteriormente denominada La Fonte Empresa de Shopping Centers S.A., a qual adquiriu os ativos da Construtora Alfredo Mathias, que incluíam uma participação no Iguatemi São Paulo. O Iguatemi São Paulo foi o primeiro empreendimento desse tipo construído no Brasil, no ano de 1966, conforme citado no site da Associação Brasileira de Shopping Centers (“ABRASCE”) (http://www.portaldoshopping.com.br/sobreosetor.asp). A partir desta aquisição, O Grupo Jereissati começou a diversificar suas atividades na área de shopping centers.
 
Em 1997, a Jereissati Participações S.A., por meio de sua controlada Operate Participações Ltda., deu início aos investimentos no ramo de telefonia móvel celular Banda B na região Centro Oeste e no Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio de participação societária nas empresas Americel e Telet. Em 1998, o consórcio integrado pelo Grupo Jereissati adquiriu, em leilão de privatização, 14,58% das ações da Tele Norte Participações S.A., controladora das operadoras de SRFC e hoje conhecida como Oi S.A.
 
A partir de 1º de setembro de 2015, após as reorganizações societárias ocorridas, a Companhia deixou de deter investimento no segmento de Telecomunicações, anteriormente representado pela sua participação indireta na Oi S.A.
 
Atualmente, o principal investimento da Companhia é no segmentos de negócios de Shopping Centers representado pela sua participação na Iguatemi.

 

busca Lupa
Alertas RI Receba alertas e fique por dentro dos eventos: